11 março 2020

MULHERES NOTÓRIAS DA BIBLIA PARTE 2 - SEMANA DA MULHER

| |
Olá meus amores depois que fiz um especial ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER, a inspiração bateu e decidi trazer a parte 2 de MULHERES NOTÓRIAS DA BÍBLIA, afinal inspiração é o que não falta né?
E fiquem ligadinhas que no fim de semana eu assisti um filme e não aguento esperar chegar até o fim do mês pra contar sobre ele, Sábado aqui no blog heim.

Então vamos dar sequencia a lista néh amores, lembrando que a parte 1 você vai conseguir conferir CLICANDO AQUI.

1. Ana – A grande mulher da Bíblia que foi mãe de Samuel
O nome Ana vem do nome hebraico Hannah, que significa graciosa, cheia de graça.
Pertencente a trigo de Efraim, era a primeira esposa de Elcana, mas não a única. Ele tinha outra mulher chamada Penina com quem teve muitos filhos, porém Ana era estéril.
Penina todos os anos irritava Ana quando subiam ao templo para sacrificar ao Senhor, então ela subia chorando e não comia.
Mulheres estéreis eram vistas como amaldiçoadas. Porém Ana o problema dela era maior, pois sua rival tinha vários filhos.
Mas Ana decidiu ter uma atitude diferente. Depois de comerem ela orou ao Senhor com amargura e chorou muito. Porém como ela só mexia os lábios o sacerdote Eli pensou que ela estava bêbada e a repreendeu.
Mas Ana lhe respondeu brandamente que orava ao Senhor por estar aflita. Então o sacerdote Eli a abençoou.
Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. 1 Samuel 1:17
Naquele momento Ana estava votando ao Senhor que tivesse um filho homem ela o entregaria no templo para servir ao Senhor por toda a sua vida.

Ana recebeu a bênção do sacerdote, creu e não voltou para sua casa triste mesmo com Penina a irritando.
Então o Senhor se lembrou de Ana quando Elcana teve relações com ela. Ana engravidou e deu à luz a Samuel.
Quando Samuel foi desmamado, aproximadamente aos 3 anos, ela cumpriu o seu voto entregando-o aos cuidados do Sacerdote Eli.
Todos os anos Ana quando subia ao templo para sacrificar ela levava uma túnica para Samuel. Então o sacerdote a abençoava e seu esposo.

Além de Samuel, Ana teve mais três filhos e duas filhas e se alegrou no Senhor. E seu primogênito foi profeta, sacerdote e juiz de Israel durante toda sua vida.

2– Abigail – Uma das grandes mulheres da Bíblia, se tornou esposa de Davi
Abigail era uma mulher inteligente e bonita, mas casada com Nabal, um homem rude e mau.
Davi, quando estava vivendo no deserto enviou dez rapazes a Nabal quando este tosquiava suas ovelhas.
Os rapazes pediram que fosse enviado o que pudesse para Davi e seus homens. Porém Nabal respondeu com ignorância aos homens de Davi e nada enviou a eles para comer.
Acontece que Davi e seus homens sempre protegeram os rebanhos de Nabal e seus funcionários no deserto, não deixando que ninguém os atacasse.
Então Davi mandou que quatrocentos homens se armassem, pois eles atacariam Nabal e o destruiriam com tudo o que possuía.
Contudo a sabedoria de Abigail salvou a todos, pois ao ficar sabendo da tolice de seu marido separou duzentos pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, cem bolos de uvas passas e duzentos bolos de figos prensados, e os carregou em jumentos.
Abigail foi ao encontro de Davi e quando o viu se prostrou diante dele, pediu desculpas em nome do seu esposo e assumiu a culpa em seu lugar. Também lhe entregou os presentes que levou.
Diante das palavras e da atitude dessa grande mulher, então Davi lhe respondeu:
Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que hoje a enviou ao meu encontro. Seja você abençoada pelo seu bom senso e por evitar que eu hoje derrame sangue e me vingue com minhas próprias mãos. 1 Samuel 25:32,33
Cerca de dez dias após esses acontecimentos Deus feriu Nabal e ele morreu e Abigail ficou viúva. Então Davi mandou buscá-la para que ela fosse sua mulher. Assim Abigail tornou-se a segunda esposa de Davi no deserto.

Abigail foi sem dúvida uma grande mulher da Bíblia você não acha?

3. Rute – A grande mulher da Bíblia que foi bisavó de Davi
Rute foi uma moabita que se casou com um hebreu da tribo de Efraim chamado Malom, filho de Elimeleque e Noemi.
Noemi ficou viúva em Moabe e 10 anos depois perdeu seus dois filhos. Então, ficaram três mulheres desamparadas.
Porém Noemi não tinha nenhum parente onde estava morando, então decidiu voltar para sua terra.
Rute e Orfa partiram junto com Noemi, mas no caminho ela mandou que as moças voltassem para suas famílias.
Orfa voltou para sua família, porém Rute não quis deixá-la e preferiu assumir todos os riscos ao ir com sua sogra para uma terra estranha.
Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Rute 1:16
A decisão de Rute aqui mudou a sua história, pois ela deixou para trás os deuses pagãos que seu povo seguia para servir ao Deus verdadeiro.
Quando já estavam em Belém, Rute foi trabalhar catando as espigas atrás dos segadores, ou ceifeiros. Porém sem conhecer o lugar foi parar nos campos de Boaz, um parente próximo de seu sogro Elimeleque.
Segundo as leis dos hebreus Boaz era um dos remidores de Noemi, por causa do parentesco, por isso Rute foi muito bem recebida nas terras dele.

Todos admiraram como ela era uma mulher trabalhadora e corajosa ao deixar sua parentela para ir com sua sogra para uma terra estranha.
Rute obedeceu a todos os conselhos de sua sogra que conhecia os costumes dos hebreus e foi bem sucedida.
Boaz comprou as terras do falecido Elimeleque e casou-se com Rute assumindo seu papel de remidor das duas.
E assim uma moabita foi a bisavó do Rei Davi e entrou para genealogia de Jesus.

4. Débora – A grande mulher da Bíblia que foi Juíza de Israel
Débora morava nas montanhas de Efraim, entre Ramá e Betel, onde julgava os filhos de Israel debaixo das palmeiras e era esposa de Lapidote.
O nome Débora é do Hebraico Debhoráh e significa abelha laboriosa.
Se Débora significa abelha, então essa grande mulher da Bíblia foi uma abelha rainha, pois além de juíza era profetiza e comandou um exército para a vitória.
Ela foi a única mulher mencionada na Bíblia como juíza de Israel e foi a quarta a exercer esse chamado do Senhor depois da morte de Eúde, quando o povo de Israel tornou a pecar contra o Senhor.
Então depois de 20 anos de violenta aflição Débora mandou chamar Baraque para liderar um exército de Israel com 10 000 homens contra os 900 carros de guerra de Sísera, comandante dos cananeus.
Porém Baraque se recusou a ir se Débora não fosse com ele, pois parecia uma vitória impossível a olhos humanos.
Então a juíza Débora liderou o exército de Israel juntamente com Baraque na vitória contra Sísera.
E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes. Juízes 4:9
Todo o exército de Sísera foi morto e seus carros destruídos, então ele fugiu a pé e se escondeu na tenda de Jael, mulher de Héber, que soube esperar o momento oportuno para lhe cravar uma estaca na testa de Sísera, enquanto estava deitado.
Então chamou Baraque e lhe mostrou o seu inimigo morto.
Assim se cumpriu o que Deus falou através de Débora, pois uma mulher matou Sísera.

Então ela merece esse destaque pela honra que recebeu da parte do Senhor ao julgar, profetizar e liderar o povo de Deus.

5. Dorcas – Uma das grandes mulheres da Bíblia que servia a Jesus com seus talentos
Dorcas é a tradução para o grego do nome Tabita, que em aramaico significa gazela, mulher elegante e ágil.
Dorcas vivia em Jope e era uma discípula de Jesus que ajudava os necessitados fazendo túnicas e roupas para eles.
Pouco se fala sobre ela na Bíblia, mas em Atos do Apóstolos lemos que Tabita ficou enferma e morreu, então 2 homens buscaram Pedro para que orasse por ela.
E aconteceu naqueles dias que, enfermando-a, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. Atos 9:37
Tabita ressuscitou e foi devolvida as viúvas que estavam clamando por ela.

Dorcas foi uma grande mulher da Bíblia que dedicou sua vida a ajudar ao próximo. Ela foi um exemplo de amor.

6 – Priscila – Uma das grandes mulheres da Bíblia, construía tendas
Priscila vem do nome masculino Priscilo, diminutivo de Prisco, e significa“que pertence a Prisco” ou “da natureza de Prisco”. Prisco, por sua vez, do latim Priscus tem o sentido de “o antigo”, “o velho” ou “o venerável”, então Priscila significa familiar de alguém venerável.
Também pode indicar ‘longevidade ‘e ‘sabedoria ‘, que são essenciais para quem quer seguir as leis de Deus e compartilhar o evangelho.
E foi exatamente o que Priscila fez.  Ela era esposa do judeu Áquila e trabalhavam juntos no mesmo ofício de Paulo. Pois eram construtores de tendas.
Paulo se hospedou na casa desse casal e eles arriscaram suas vidas por ele.
Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. Romanos 16:4
É impossível falar de Priscila sem falar de Áquila porque verdadeiramente eles eram um só de tão unidos. Pois faziam a obra missionária juntos e trabalhavam juntos.
Em todos os textos você só verá falando do casal e sempre os verá praticando boas obras.
A igreja se reunia na casa deles tamanho era seu comprometimento com o Reino de Deus.
As igrejas da província da Ásia enviam-lhes saudações. Áquila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles.1 Coríntios 16:19
Não se esqueça que não estou falando da Igreja como conhecemos aqui no Brasil, mas da Igreja Primitiva que era perseguida por Roma.

Então Priscila é uma das grandes mulheres da Bíblia por ser extremamente dedicada na obra do Senhor e uma esposa totalmente submissa.

Então meus amores esse foi o post de hoje, espero muito que tenham gostado, agora deixe aqui a baixo qual dessas mulheres na sua opinião foi mais marcante (escolhe uma ai pessoal).

Beijos e até a próxima

5 comentários:

  1. conheço pouco da bilblia, ja gostei de conhecer mais das mulheres da historia

    ResponderExcluir
  2. que incrivel, confesso que conheço bem pouco sobre isso, e é tão importante termos conhecimento disso, amei!
    https://www.mundodasmulheresbrasil.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei o post. Como cristã, já conhecia sobre essas mulheres que nos inspiram a ser mulheres fortes, mulheres segundo o coração de Deus!

    ResponderExcluir
  4. Minha preferida é Abigail... Um exemplo é tanto de coragem e sensatez

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a história dessas mulheres. Realmente foram marcantes, mas para mim a mulher mais marcante é uma que não esta no post... Maria, mãe de Jesus. Gostei de conhecer essas mulheres , parabéns pelo post. Bjos

    ResponderExcluir