08 abril 2020

#8 UMECTAÇÃO, COMO FAÇO E QUAIS BENEFÍCIOS-DICAS CAPILARES

| |
Olá meus amores, estamos em pleno BEDA e estou amando, quer conferir os posts que já saiu aqui? Só CLICAR AQUI e conferir tá demais heim.
Bom hoje é DICA CAPILAR, é venho falar sobre UMECTAÇÃO, nesse post ou contar como faço, e os benefícios dessa técnica nos cabelos e quem pode fazer.

Eu não estou sozinha, está comigo a Dianny e Karina, vão conferir o post delas, pra facilitar basta clicar no nome delas, será redirecionado ao blog delas e não deixe de comentar usando a #vimdointercachos.


Primeiro o que é Umectação Capilar?
Umectação capilar é um método feito especialmente para aquelas que procuram uma forma eficaz de hidratar e fortalecer os fios. Pois todos os passos dessa técnica incluem óleos vegetais puros, ótimos para garantir a nutrição dos fios.
A técnica pode ainda entrar no seu cronograma capilar, garantindo assim todos os nutrientes que a fibra precisa para se recuperar e se manter sempre saudável. Portanto, não importa se você é lisa, ondulada, cacheada, crespa ou está em transição capilar, a umectação é indicada para fios ressecados, opacos, com pontas duplas e frizz descontrolado. Ou seja, sempre muito bem-vinda!

Para que serve a umectação capilar?
A umectação capilar, por ser a base de óleos vegetais, repõe a oleosidade natural dos fios, mantendo-os hidratados e cheios de vida – não à toa, o nome do processo vem justamente da ideia de umedecer os fios.
E não é só: uma vez saudáveis, brilhantes e livres do frizz, o cabelo cresce de forma mais rápida. Sem contar a massagem feita durante o processo: além de fazer com que os ativos penetrem no couro cabeludo, ela estimula a circulação sanguínea, favorecendo a oxigenação da região. Ponto extra quando o assunto é crescimento!

Benefícios de umectar os cabelos
O tratamento traz diversas vantagens para as madeixas, muitas delas essenciais para a saúde do dos fios. A mais importante é, com certeza, o combate ao ressecamento e a porosidade e o fortalecimento do fio.

Outras delas são:
Brilho.
Diminuição do frizz.
Controle e diminuição do atrito entre os fios.
Redução de quebra.
Reposição de nutrientes.
Aumento da maciez das mechas.

Tipos de cabelo que podem aderir a umectação
Tem quem diga que a técnica é ótima para cacheadas e crespas. É verdade, já que a curvatura acentuada desse tipo de fio dificulta a chegada da oleosidade natural até as pontas.

Mas, não é só: as lisas, alisadas ou as que passaram por qualquer tipo de química e sofrem com o ressecamento excessivo podem, sim, se beneficiar da umectação.

Como fazer a umectação capilar (passo a passo)
É muito fácil! Você pode realizar a aplicação dos óleos vegetais antes do banho ou à noite.Dá uma olhada no vídeo que fiz no meu IGTV clicando AQUI.

(MAIS OLHA O PASSO-A-PASSO)
Umectação diurna (normal)
Primeiro, escolha o óleo vegetal que mais combina com o tipo de problema que você quer combater – falta de brilho, ressecamento, pontas duplas, etc. A quantidade de produto varia muito com o comprimento das madeixas, por isso, saiba dosar. O segredo é ir aplicando aos poucos para não pesar a mão.
1) Separe o cabelo em mechas médias e enluve cada uma delas com o óleo vegetal. Depois, massageie bem o couro cabeludo para ativar a circulação e, de quebra, dar uma relaxada.
2) Cubra os fios com um lenço ou touca e deixe agir por aproximadamente 30 minutos.
3) Após o tempo de ação, escolha o shampoo que você mais gosta e use-o para tirar o óleo dos fios.

Umectação noturna
Agora, se você pertence ao grupo do corre-corre sem fim, a umectação noturna é melhor para você. Isso porque, dessa forma, o produto age enquanto você dorme. Logo, só é necessário realizar a aplicação antes de deitar.
1) Separe o cabelo em mechas médias e inicie o enluvamento de cada uma delas com o óleo vegetal. Lembre-se de realizar a massagem, tanto dos fios quanto do couro cabeludo.
2) Agora, com uma toalha, tire o excesso do óleo – basta pressioná-la bem de leve. Nada de fazer movimentos de vaivém, ok?
3) Em seguida, coloque uma touca de banho ou de cetim para que que o produto possa agir durante a noite sem manchar a fronha.
4) Ao acordar, faça a lavagem normal – e procure lavar o cabelo com água morna ou fria.

Como eu faço minha umectação?
Eu parei de fazer umectação noturna por me dar dor de cabeça, então eu faço a diurna. Eu uso muito esse método: Método U.C.P.E

Você sabia que dá para tirar o óleo sem fazer o uso do shampoo? É que, se usado em excesso, ele pode retirar todos os nutrientes do óleo vegetal. Além disso, trocá-lo pelo condicionador é uma boa forma de garantir limpeza suave e muita maciez.

A troca aliás, pode ser incluída na técnica U.C.P.E. Mas, o que é isso? É a sigla que corresponde aos processos de umectação, condicionamento, pausa e enxague. Olha como funciona cada uma:
U – Umectar
Aplique o óleo nos fios e deixe agir por 30 minutos à duas horas, dependendo do grau de ressecamento dos fios.
C – Condicionar
Esse passo é o grande segredo desse método. Antes de lavar, aplique condicionador nos fios, enluvando-os bem.
P – Pausar
Aqui, você precisa deixar o condicionador agir, por isso, a pausa. O tempo de ação é de 20 a 30 minutos.
E – Enxaguar
Por fim, enxágue bem os fios, mecha a mecha. Lembre-se que você usou o condicionador para retirar o óleo, por isso, certifique-se de que todo o produto saiu, ok?

POR QUE O CABELO PRECISA ESTÁ SUJO ?
De acordo com minhas pesquisas, os óleos vegetais não penetram nos fios, devido a isso os fios não precisam estar com a cutícula aberta. Além disso, a umectação pode servi como um pré-shampoo.
O pré-shampoo pode ser um óleo, um condicionador ou até mesmo um creme de pentear. Ele é usado antes do shampoo com a intensão de protege os fios na hora da lavagem, além disso, ele auxilia na hora de desembaraçar os fios. Em breve posso fazer uma postagem mais detalhada sobre o assunto.

OUTRAS INFORMAÇÕES
A umectação não necessariamente precisa ser feita apenas a noite, ela pode ser feita a qualquer horário do dia e você pode deixar o óleo agir por no mínimo 1 horas e logo após lavar os fios.

A umectação pode ser feita uma vez por semana, porém se seu cabelo for muito oleoso recomenda-se que faça a cada 15 dias.

QUAIS MELHORES ÓLEOS PARA UMECTAR (NA MINHA OPINIÃO)
Na minha opinião o óleo de coco é o melhor que ele deixa os fios hidratados e nutridos, mais o azeite de oliva ajuda demais no ressecamento, então fico com esses dois.

QUAIS BENEFÍCIOS DESSA TÉCNICAS? (na minha opinião)
Pra mim me ajuda muito com a frente do meu cabelo, que é mais ressecada que o restante do meu cabelo, o que mais gosto é que o resultado é imediato, e quase sempre não preciso hidratar meu cabelo depois de uma umectação.

Me conta, você já fez umectação ? Qual óleo você usou?
Caso queira mais informações clique aqui (foi onde tirei a maioria dessas informações e também tem o nome dos óleos que pode usar na umectação) AQUI!!!

PRA AJUDAR GRAVEI UM VÍDEO QUE ESTÁ DISPONÍVEL NA MINHA PÁGINA NO FACEBOOK AQUI VEJA O VÍDEO

OU NO MEU INSTAGRAM @BLOGDADAAI, TE ESPERO LÁ

Esse foi o post de hoje espero que tenha gostado dessa dica capilar, me conta aqui qual melhor óleo para UMECTAR na sua opinião.
Beijos e até amanhã

Um comentário:

  1. Ótimas dicas. Ganhou mais uma seguidora beijos

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir