30 setembro 2020

FINALIZAÇÃO VEM CONHECER TÉCNICAS QUE VAI TE AJUDAR NA HORA DE FINALIZAR SUAS ONDAS

| |

Olá meus seguidarlys, no post de hoje eu vou conversar com vocês sobre finalização capilar. Pra quem tem ondas a finalização depende muito do que você quer, definição ou volume.

No meu caso é definição, então procuro sempre uma finalização que favoreça isso no meu cabelo.

Mas vou sair da minha zona de conforto e dar algumas dicas pra você que ama um volume.

O volume deixou de ser desleixo ou até mesmo cabelo que pente não penteia, isso mesmo eu já ouvi muito isso na minha infância, hoje cabelos cacheados e crespos, é símbolo de beleza e força para a mulher que assumi seu cabelo natural.

Então se você gosta de volume aqui vai algumas dicas.

Primeiro aplique somente a quantidade ideal de produto, por exemplo só para pentear os fios e amasse.

Outra dica é pentear os fios com os dedos, pois uso de escova ou pente favorece mais a definição.

Para Onduladas vai algumas dicas a mais, a primeira dica para as onduladas é o cuidado com os cremes que elas utilizam. Devido ao aspecto mais fino, o ideal é investir em produtos mais leves, que não tenham muito óleo em sua composição. Faça uso de leave-in, mousses e leites de pentear, em pequena quantidade, e nunca na raiz.

O corte em camadas também é uma saída para os cabelos ondulados: duas camadas já conseguem fazer com que os fios pareçam mais cheios. O segredo é finalizar o cabelo com pouco creme ou gel e passar os dedos pelos fios enquanto seca com o secador ou naturalmente.

Já para as amigas Lisas que geralmente tem a raiz mais oleosa o que acaba deixando o comprimento sem volume, a dica é usar um shampoo detox, ou shampoo para cabelos oleosos, e cuidar com maior atenção da raiz, deixando a espuma fluir pelo comprimento, isso ajuda a dar uma aparência de um cabelo mais volumoso.

Agora se querer radicalizar, o corte do cabelo em camadas é uma ótima opção para dar volume aos fios. Mas se a mudança é apenas ocasional, aplique uma quantidade pequena de mousse ou gel abaixo da metade do cumprimento até as pontas e, depois, use o secador para dar um aspecto mais natural e solto dos fios. A orientação é não utilizar escova ou pente e terminar com jatos de ar frio.

No meu canal também terá dicas sobre finalização capilar e olha não é só pra cacheadas, aperte o play e assista.

Agora você que ama um cacho mais definidos, vem conhecer Finalização que favorece e já comenta qual dessas você não conhecia

DEFINIÇÃO EXTREMA: FITAGEM NA CERTA!

A técnica de fitagem é simples e implica em separar o cabelo em mechas finas, enquanto ainda está úmido e totalmente envolvido por creme, e deslizar as “fitas” dos cachos entre os dedos para separá-las e defini-las.

Depois de fazer de todos os cachos pequenas fitas, deixe-as em repouso durante o tempo de secagem. O mais importante é evitar ao máximo manipular o cabelo enquanto ele ainda estiver úmido, a fim de evitar o frizz e desmanchar cachinhos (para quem gosta de definição). Deixe-o secar completamente antes de mexer e “soltar” as mechas, eliminando aquele efeito “durinho” devido ao excesso de creme.

Para deixar os cachos secos com movimento e naturalidade basta que, depois de seco, você passe um bom óleo finalizador na palma das mãos e comece a amassar esses cachos com movimentos de baixo para cima. Quanto mais você amassa, mais soltinhos os cachos ficam.

Depois é só passar um pente garfo na raiz dos cabelos (ou apenas os dedos mesmo, delicadamente) e revelar aquela juba de capa de revista, com cachos mega definidos e volume maravilhoso.

A fitagem é perfeita para todos os tipos e curvaturas de cachos!

(Essa eu faço e muito)

CACHOS ABERTOS? PLOPPING RESOLVE

A técnica do plopping tem quase a mesma “idade” das técnicas de no-poo e low-poo e foi “importada” da rotina das americanas cacheadas e crespas como a finalização ideal para uma definição extrema.

Porém, vale o aviso: se seus cachos forem muito “pequeninos”, a técnica do plopping tende a ativar ainda mais o tal “fator encolhimento”, deixando seus cabelos com até 1/3 de seu tamanho total. Mas a definição… Sim, é extrema! E segura por muitos day afters, viu?

Passo a passo do Plopping: Quer aprender a deixar suas molinhas bem finalizadas, com zero frizz e super definidas? Então pega a dica:

Você vai começar fazendo o mesmo procedimento da fitagem, mas aqui tem um truque extra, principalmente para quem tem cachos do tipo 2 ou 3A. Jogue as madeixas para a frente delicadamente após a fitagem finalizada e, com uma camisa de algodão ou toalha de microfibra, enrole os cachos de baixo para cima, amassando-os, fazendo uma espécie de “turbante” bem firme. Pause de 30 a 40 minutos os cabelos dentro desse turbante (ou até secar, caso tenha tempo e prefira assim). Depois, basta soltar delicadamente e ver que os cachinhos “amassados” estão no lugar e com muito mais definição.

Caso queira cachos com menos volume, basta jogar os fios para trás e amassar as pontas dos cachinhos com um pouco de óleo reparador, apenas para selar e dar um brilho final. Caso prefira uma juba mais volumosa, vale a mesma dica que demos acima: pente garfo na raiz e amassar bastante, até que os cachos se soltem e peguem um bom volume, sem perder a definição.

(Nunca testei, mais quem sabe néh? Fiquei curiosa)

LOC: FINALIZAÇÃO COM UM TOQUE DE CRONOGRAMA

Não é a primeira vez que abordamos a técnica LOC por aqui. A técnica consiste em finalizar os fios com um bom spray líquido (ou apenas umedecer com água), depois aplicar o óleo e, por último, o creme. Pode parecer algo simples, mas essa ordem de aplicação faz com que cada ativo permaneça no interior da fibra e, além de apenas finalizar, os fios também fiquem bem tratados.

(Essa finalização eu já fiz a muito tempo, quero já repetir)

PARA QUEM NÃO TEM TEMPO A PERDER

Mas e quando a rotina aperta, como faz para finalizar os cachos? Simples: no chuveiro!

Não é difícil e se parece muito com o plopping, porém, você vai aplicar o seu creme de pentear ainda no chuveiro, logo após o enxágue.

Divida os cabelos em duas partes, retire o excesso de água e comece a aplicar o creme, sempre enluvando bem o produto para que ele se espalhe por igual. Depois, jogue os cabelos para a frente e, com uma camiseta de algodão, enrole-os para que fiquem acomodados, como em uma toalha torcida mesmo. Depois que você trocar de roupa e estiver pronta, basta desenrolar delicadamente e fazer uma fitagem rápida, a grosso modo, só para deixar os fios no lugar. Prontinho! Fios penteados e prontos para secar com definição.

(Essa também parece perfeita pra quem lava os fios a noite ou até mesmo só tem 1 dia pra cuidar dos cachos, e também dos afazeres de casa)

PRECISO SECAR MEUS CACHOS, COMO FAÇO?

Eu confesso que enquanto não comprei um difusor eu não sosseguei, mais hoje em dia eu não uso tano, pela correria, e por me tirar o comprimento, tipo o fator encolhimento é absurdo.

Muitos profissionais cabeleireiros costumam dizer que “secador e cacho não funciona”. Porém, com tantos produtos ótimos que existem no mercado hoje em dia, é impossível fazer do secador um vilão. Usando certo, ele funciona sim! E vou além: é tão amigo das cacheadas que amam cabelo volumoso, quanto das lisas que querem zero frizz e volume. Engraçado, né? Mas é real.

O diferencial é que para secar um cabelo cacheado com o secador você deve tomar alguns cuidados:

Use o secador quando os cachos já estiverem finalizados e estiverem bem enxutos, já com a umidade reduzida. O secador, quando utilizado em um cabelo muito molhado, pode sim ativar a estática, promover o frizz excessivo e desfazer a forma dos cachinhos.

Certifique-se de que o creme foi bem aplicado nos cachos e que o produto utilizado tem o poder de segurar bem o jato de vento sem desfazer o penteado;

A temperatura do secador deve estar sempre entre baixa e média;

Não mexa nos cabelos enquanto o jato estiver sendo aplicado;

Utilize o difusor! Ele é um tipo de bocal com pinos, próprio para espalhar mais o jato de vento e fazer com que ele seque os cachinhos sem desmanchá-los.

Seguindo essas sugestões você poderá ver facilmente que essa história de que “secador e cacho não combinam” é pura balela! Combinam sim e, principalmente no inverno, torna-se fundamental para manter a saúde (não apenas dos fios, mas a própria saúde também). Sim, a saúde! Vovó já pedia pra não saímos com os cabelos molhados no frio para não resfriar. Então, bora secar as madeixas!

Créditos ao blog Left

Hoje em dia eu gasto pouco tempo pra finalizar meu cabelo, e até sei que produto ou técnica vai fornecer meu cacho, isso acontece quando você experimenta e ver qual é melhor pra você e sua rotina.

Então você conhecia essas técnicas para finalizar os cachos? Me conta aqui nos comentários qual seu tipo de cabelo, e uma dica que sempre usa na sua finalização que dá muito certo.

É isso meus seguidarlys, beijos e até a próxima.

5 comentários:

  1. Admito que a técnica que mais uso é plopling por ser .aia rápida já usei a loc mas hoje tenho preguiça mesmo.bjs

    ResponderExcluir
  2. eu amei as dicas, sou eu que cuido do cabelinho da minha irmã e ela tem bastante cachinhos
    vou fazer nela essas técnicas =D

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei as suas dicas. Eu acho o seu cabelo incrivel e o da sua filha tambem. Vc sabe ter todo cuidado.
    Eu sempre escuto as pessoas falarem de tecnicas para cabelo cacheado

    ResponderExcluir
  4. Oi linda, ótimas tecnicas, meu cabelo é alisado, mas vou tentar fazer assim mesmo rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas. Eu vivo com um cabelo meio liso e meio encaracolado então pensa minha raiva. Ja anotei as dicas pra ver se consigo definir

    ResponderExcluir