google.com, pub-5342105645018817, DIRECT, f08c47fec0942fa0

15 de jan. de 2021

GUIA PARA LAVAR SEUS FIOS! ESCOLHA SUA DUBLA FAVORITA!

| |

Oi meus seguidarlys primeiro Feliz Ano Novo, faz um tempo que não passo por aqui, mais olha tá uma correria minha vida, me conta como está sendo esse início de ano pra vocês?

Mais hoje o assunto é CAPILAR, isso mesmo eu nem gosto de falar sobre isso não é mesmo?

Como sabem quando vamos começar um tratamento, é importante lavar os fios e preparar eles para o tratamento do dia, 3 depois que finaliza o condicionador é aquele produto que finaliza, então o assunto é esse LAVAGEM CAPILAR, um guia rápido sobre esses dois produtos que escolhido de maneira correta pode ser um grande aliado para seu fio. 

O que é shampoo e para que serve?

Como você deve saber, o shampoo é um produto desenvolvido para higienizar os fios e couro cabeludo, mas como ele funciona? Os shampoos comuns são produzidos com surfactantes, um ativo responsável por tornar possível a mistura das moléculas de água com as moléculas de óleo (impurezas do nosso cabelo). Normalmente essas moléculas não se misturariam, mas com a ação do surfactante elas interagem e assim é possível que a sujeira saia do cabelo junto com a água e a espuma. Além da limpeza, o shampoo também tem outras funções como abrir a cutícula do fio para que ele receba tratamentos como hidratação, por exemplo. É importante destacar que há shampoos sem surfactantes, são os chamados shampoos liberados. 

Vocês imaginavam que o shampoo fazia isso? 

Agora vem um guia para te ajudar achar seu shampoo favorito (se você diver um já, comenta aí nos comentários, qual é). 

Cabelos oleosos: Quem tem fios oleosos deve optar por um shampoo específico para fios nessa condição. Outra opções são: shampoo detox, antirresíduos ou micelar. 

Cabelos ressecados: Os cabelos ressecados precisam de shampoos mais leitosos e/ou hidratantes, pois a ação adstringente do shampoo comum pode ressecar ainda mais este fio se não houverem ativos de hidratação neste produto. Shampoos sem sulfato ou micelares também são uma boa. 

Cabelos danificados/com químicas/tinturas: Esses fios precisam de reparação, portanto, o melhor é investir em ativos reconstrutores enriquecidos com queratina, por exemplo. Isso porque a queratina é capaz de devolver a massa perdida pela fibra capilar. Esse shampoo limpa e trata a cabeleira ao mesmo tempo. 

Cabelos lisos e ondulados: Shampoos micelares ou levemente hidrantes são suficientes para tratar os cabelos lisos ou ondulados, que precisam apenas de uma leve hidratação, além da limpeza. 

Cabelos cacheados e crespos: Esses tipos de fios precisam muito de uma limpeza nutritiva, para repor o óleo que falta no comprimento e pontas. Além disso, o ideal é investir em uma limpeza mais suave para não ressecar ainda mais o fio, por isso os melhores shampoos nesses casos são os nutritivos e sem sulfato (liberados). 

Bom pro meu cabelo funciona super um shampoo mais hidratante, eu já usei com óleos e amei, mais os hidratantes conseguiu me satisfazer melhor, eu acho que os Detox são ótimos quando usado de maneira correta, acho que vou começar a investir nesse tipo de shampoo, para meus projetos, já que ajuda a remover as impurezas do couro cabeludo. 

Tipos de shampoo

Shampoo antirresíduo: limpa profundamente o fio, retirando qualquer tipo de resíduo do couro cabeludo, entretanto, pode provocar ressecamento. 

Shampoo detox: também promove limpeza intensa, porém, não fragiliza tanto os fios quanto o shampoo antirresíduos. Proporciona limpeza refrescante. 

Shampoo micelar: higieniza os fios com as propriedades da água micelar, limpeza profunda, porém, delicada e levemente hidratante. 

Shampoo anticaspa: combate a caspa e trata o couro cabeludo, cuidando de outras disfunções como a oleosidade em excesso, por exemplo. 

Shampoo sem sulfato: chamado de shampoo liberado, limpa as madeixas sem a presença do ativo surfactante. Ou seja, promove limpeza mais leve e que fragiliza menos os fios ressecados. 

Shampoo vegano: shampoo desenvolvido sem nenhum tipo de ativo derivado de animais na composição. 

Shampoo matizador: produto criado para limpar as madeixas enquanto neutraliza as manchas esverdeadas ou alaranjadas comuns aos fios loiros. 

Shampoo a seco: shampoo geralmente desenvolvido em forma de spray para realizar a limpeza dos fios a seco. Recomendado apenas para situações pontuais, pois não substitui o shampoo comum no cuidado de rotina. 

Tipos de shampoo de acordo com a cor

Shampoo leitoso: geralmente mais pesado e hidratante, podendo conter também óleos e outros ativos nutritivos. 

Shampoo translúcido: está associado aos shampoos de limpeza profunda, anti-oleosidade e detox. 

Shampoo perolado: também é hidratante, porém, pode conter ativos que promovem madeixas mais brilhantes. 

Olha só quantos tipos de shampoo existe no mercado e isso é maravilhoso já que tem muitas opções para vocês. 

Eu tenho um favorito até o momento é Doctor Rícino, ele reuni tudo que meu cabelo ama em um shampoo. 

Umas dicas pra você fazer na hora de lavar os fios. 

- Aplique shampoo somente no couro cabeludo 

Eu já fiz muito isso de aplicar o shampoo no comprimento dos fios, isso faz com que o cabelo quebre e tenha pontas dublas. 

– Lavar, de preferência, dia sim e dia não, ou quando perceber que o fio está começando a apresentar oleosidade. 

No meu caso eu lavo 3x por semana já que meu cabelo é seco. 

– Limpar o couro cabeludo com a ponta dos dedos e movimentos circulares. 

Isso estimula o crescimento capilar e também ajuda a limpar o couro cabeludo. 

– Nunca esfregar as unhas no couro cabeludo. Evitar a lavagem com água quente, dando preferência a morna ou fria. 

Esfregar com as unhas pode ferir seu couro cabeludo. Lavar os fios na água fria tem muitos benéficos, um deles é conseguiu selar melhor os fios, e também reduz o frizz. 

– Secar as madeixas usando um tecido de algodão ao invés da toalha comum para evitar frizz. Nunca esfregar, apenas apertar o tecido contra o cabelo. 

Eu faço muito isso e sinto os benefícios. 

– Evitar o uso em excesso de secador e aplicar um protetor térmico sempre que for usá-lo. 

Essa dica vai principalmente pra que usa secador ou divisor, proteja seus fios. 

– Sempre finalizar com um condicionador. Fazer tratamentos regulares seguindo o cronograma capilar 

Agora veja os benefícios do condicionador.

A principal função do condicionador é selar as cutículas do cabelo depois da lavagem. O shampoo abre as escamas da fibra capilar. Já o condicionador, garante que tudo fique bem fechado, protegendo os fios das agressões externas, evitando assim, a quebra e o surgimento de pontas duplas 

O que acontece se eu não usar condicionador?

Nunca se deve deixar o condicionador nos cabelos, caso contrário, o fio ficará muito gorduroso e com tendência à caspa, além de os fios podem ficar pesados e opacos. 

O condicionador deve ser aplicado somente no comprimento do cabelo, na de aplicar no couro cabeludo. 

É isso meus seguidarlys, me conta aqui qul dica vocês não conheciam, interaja nos comentários, vou ficar feliz.

Beijos e até breve meus seguidarlys! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário