13 de jan. de 2024

JANEIRO BRANCO, ENTENDA SOBRE ESSE MÊS

| |

Oi meus seguidarlys quero desejar um ano cheio de coisas boas, energias positivas e O melhor, muita saúde para todos, que Deus venha nos fortalecer no seu amor, e nos dê a força que precisamos para seguir em frente.

No post de hoje eu trago um assunto que nunca foi tão falado e discutido, que é a saúde mental, e nesse mês de Janeiro é considerado JANEIRO BRANCO, que tem como principal objetivo alertar, informar e até mesmo conscientizar sobre a saúde mental e emocional, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. 

As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.


Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais.


Como cuidar da saúde mental?

O primeiro passo é ter cautela com as expectativas. 

Criar metas que impliquem em mudanças de vida, rotina ou hábitos, sem o devido planejamento ou sem considerar as possibilidades reais e os recursos necessários, pode torná-las inatingíveis, gerando frustração e consequentemente sofrimento emocional.


É importante estabelecer metas tangíveis, com prazos mais curtos ou divididas em etapas. 

Não é necessário esperar uma época específica, como Dezembro ou Janeiro, para traçar planos ou avaliar o percurso, pois o que depende do comportamento pode ser buscado em qualquer momento do ano.

Ter uma atitude de auto cobrança exagerada nesta época, poderá dificultar o reconhecimento dos esforços e conquistas ao longo do ano. 

O ideal é que o exercício de auto-observação seja cotidiano e realizado com generosidade e auto-acolhimento.

É natural que os acontecimentos, por vezes, não ocorram como esperado ou que as prioridades mudam no meio do caminho. 

Nesse caso, é fundamental reconhecer as qualidades, habilidades e recursos internos para lidar com as adversidades e, se necessário, “reprogramar a rota”.


É importante fazer atividades que tragam satisfação. 

Momentos de lazer, prática de hobbies, esportes ou atividade física propiciam bem-estar psíquico e são estratégias importantes para lidar com o estresse. Investir em bons hábitos alimentares e dormir bem também é essencial.


Para melhorar os padrões de sono, algumas estratégias de higiene do sono podem ajudar, tais como: ter uma rotina de horário para deitar e levantar, evitar o uso de equipamentos eletrônicos pelo menos 1h antes de ir para a cama, realizar atividades relaxantes preparatórias para o sono e manter o ambiente propício para dormir (escuro, silencioso, etc.).


Mantenha a consciência sobre os sentimentos. Identificar as emoções é fundamental para fazer mudanças em direção ao bem-estar, já que elas têm a função de comunicar sobre os gostos e necessidades individuais. Assim, ao reconhecer as emoções e o fluxo de pensamentos que as acompanham, é possível determinar de forma mais consciente o modo de agir e lidar com situações diversas.


Dê atenção ao momento presente. 

Pensar constantemente em coisas que já aconteceram ou poderão acontecer é um grande desencadeador de angústia. 

Portanto, é importante focar nas ações possíveis, naquilo que está no controle e aproveitar as experiências atuais.


O sofrimento emocional, associado ou não a um transtorno mental, pode ser prevenido ou atenuando se as pessoas conhecerem estratégias para cuidar da saúde mental.

Reconhecer a presença dele é o primeiro passo para alcançar melhor qualidade de vida, pois a partir daí é possível buscar caminhos terapêuticos para lidar com os problemas emocionais.

O que é Janeiro branco?

O Janeiro branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul.


Qual o seu objetivo?

O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.


Por que Janeiro branco?

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

site

Visto que todos devemos buscar por ajuda e acolhimento, eu enquanto mãe atípica me vi em um desgaste emocional enorme, e tendo que lidar com muitas mudanças e sozinha no momento, apesar de ter uma “rede de apoio” é muito difícil lidar com filhos ou familiares PCD, mais eu quero que nesse JANEIRO BRANCO, eu venha reescrever minha história, nesse novo ano eu quero melhorar minha saúde física e mental e emocional, trabalhar tudo aquilo que preciso para crescer e melhorar enquanto pessoa e assim,evoluir cada dia mais.


“Janeiro Branco”,  comemora dez anos de existência

O movimento, que teve início em 2014 na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, pelo psicólogo e, atualmente, presidente do Instituto Janeiro Branco (IJB), Leonardo Abraão, tomou proporções nacionais e até internacionais e conta com o apoio de instituições públicas e privadas. 

Sabemos que quando falamos de saúde mental e emocional, ainda temos um longo caminho para percorrer, pois há muito preconceito e falta de informações, doenças invisíveis a olho nu, muitas das vezes é considerado “frescura” e muitas das vezes isso pode causar a perda de alguém que está na beira do precipício.


Último caso recente foi a jovem Jéssica que já enfrentava uma luta, e por conta de pessoas irresponsáveis acabou tirando sua vida, devido a ataques por uma notícia falsa envolvendo seu nome, isso deveria alertar as pessoas, como tantos outros casos, mais cada dia que passa parece uma luta de baldes, pois hoje pouco se fala nesse assunto e parece que nada aconteceu mais pouco a pouco as pessoas vão entendendo e respeitando essas doenças que muitas vezes é difícil de entender, mais muito fácil de aceitar.


Nós enquanto conscientes não devemos desistir dessa luta, pois um que muda de opinião e atitude preconceituosa, é menos um pra ofender e atacar.


E a mensagem que quero deixar é: Não deixe acontecer no seu quintal para poder organizá-lo, não espere alguém que ama ir embora de repente.


Desejo que quem estiver passando por momentos que se sente sozinho com pensamentos suicidas, procure ajuda.


Centro de Valorização da Vida

Disponível 24 horas por telefone e no seguinte horário por chat:

Dom - 17h à 01h, Seg a Qui - 09h à 01h, Sex - 15h às 23h, Sáb - 16h à 01h.

Telefone: 180

Site: https://cvv.org.br/

Beijos e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

google.com, pub-5342105645018817, DIRECT, f08c47fec0942fa0